Modalidades para Inscrição de Trabalhos

O Trabalho pode ser submetido em 2 Modalidades:

1- Artigo Científico

2- Caso de Sucesso

 

As Normas de Submissão estão descritas a seguir.

 

1. Artigo Científico

1.1. Submissão de Artigo Científico

Enviar o Artigo Completo ao e-mail da comissão técnica ( This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  ).

 

1.2. Normas para Formatação do Artigo Científico

Os Trabalhos Científicos publicados em Língua Portuguesa.

As Normas para Publicação estão descritas a seguir:

 

SIMULAÇÃO: um estudo de caso na empresa X

 

SILVA, Fulana¹; SANTOS, Ciclana²; SOUZA, Beltrano³

 

¹ Universidade de Passo Fundo (UPF),  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ; ² Instituto de Engenharia,  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ; ³ Universidade de Passo Fundo,  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

 

 

 

RESUMO

Texto do Resumo em tamanho 12 pt, fonte Times New Roman, com no máximo 200 palavras.

É a apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. O resumo tem por finalidade apresentar uma noção geral do trabalho realizado e relatado do decorrer do tempo de modo que o leitor não precise ler todo o relatório para avaliar a importância do mesmo para sua área de interesse.

Orientação: o resumo deve ser composto de uma sequência corrente de frases concisas e ser apresentado como um único parágrafo. Devem ser apresentados:

·        o tema,

·        o problema e justificativa,

·        os objetivos,

·        a metodologia,

·        os resultados e as conclusões alcançadas com o desenvolvimento do trabalho.

 

Citar 3 Palavras-chaves.

 

FOMENTO: Se houver, informar a instituição de fomento no final do resumo.

 

1. INTRODUÇÃO

Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho, problema, justificativa/ relevância da pesquisa.

 

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Revisão bibliográfica dos conceitos necessários para a elaboração do trabalho.

 

3. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a análise estatística empregada.

 

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Descrição e discussão dos resultados obtidos.

 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO

Descrever de forma objetiva e resumida os principais pontos, sugestões, limites ou vantagens, ou, provocações críticas apontadas pela pesquisa.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Indicar a bibliografia utilizada e citada no texto de acordo com as normas vigentes da ABNT.

Nas Referências a fonte utilizada poderá ser tamanho 11.

 

FOMENTO

Se houver, informar a instituição de fomento no final do resumo.

  

O texto do trabalho deve definir claramente o tema que será examinado, a metodologia utilizada na pesquisa e apresentar as suas teses e argumentos e considerações finais ou conclusões e referencial utilizado.

 

 

 

Formatação dos artigos técnicos

Para submeter os trabalhos, o autor deverá seguir as regras de formatação abaixo para o texto do artigo:

● Espaçamento e fonte: espaçamento simples, com letras de tamanho 12 pt, fonte Times New Roman, digitado em editor de texto compatível com Microsoft Word para Windows.

●  Layout da Página: Margens superior e esquerda de 3cm; Margens inferior e direita de 2cm.

● Título: o título deverá vir na primeira linha do documento, centralizado, em fonte tamanho 14 pt em negrito.

● Autor: os nomes dos autores, juntamente com o endereço de e-mail, deverão vir duas linhas abaixo do título, com tamanho 10 pt, fonte Times New Roman (será permitido no máximo 5 autores por artigo).

● Resumo: duas linhas abaixo dos nomes dos autores, cujo conteúdo explicite sucintamente o que foi feito, fonte tamanho 11 pt, com no máximo 200 palavras.

● Subtítulos: os subtítulos do trabalho devem ser numerados, posicionados à esquerda, em negrito, fonte tamanho 12 pt. O primeiro subtítulo deve ser posicionado duas linhas abaixo do resumo.

● Texto: o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do subtítulo, utilizando fonte tamanho 12 pt, justificado na direita e esquerda, com espaçamento simples entre linhas.

● Numeração das páginas: não devem ser numeradas.

● Tamanho do documento: O trabalho deverá conter no mínimo 08 (oito) e no máximo 10 (dez) páginas no tamanho A4, incluindo anexos, tabelas e gráficos.

● Figuras e Fotos: caso existam fotos ou figuras, estas devem estar no formato .jpg. Os títulos das figuras ficam abaixo delas.

● Quadros e Tabelas: as linhas dos títulos das tabelas e quadros são separadas por espaço simples, iniciando-se na margem esquerda e não ultrapassando os limites das tabelas e quadros.

● Notas: na existência de notas de rodapé, o espaço entre as linhas é simples, numeradas sequencialmente.

● Referências Bibliográficas: incluir referências bibliográficas após a Conclusão ou Considerações Finais.

● Anexos: os anexos devem vir ao final do trabalho, e serão contados para limitação do número de páginas do trabalho.

 

● Tamanho Máximo de Arquivo: 5 MBytes.

 

 

 

 

2. Caso de Sucesso

2.1. Submissão de Caso de Sucesso

 

Enviar Apresentação em Power Point sobre casos reais de sucesso, ao e-mail da comissão técnica 

( This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ).

 

2.2. Normas para Apresentação do Caso de Sucesso

Esta modalidade se refere à apresentação de Casos Reais de Sucesso e Melhoria nas Empresas. Os autores podem submeter o seu trabalho em formato de arquivo Power Point, com no máximo 15 slides. Os trabalhos aceitos terão o tempo máximo de 15 minutos para apresentação e 5 minutos de questionamentos.

Tópicos sugeridos seguem:

 

1. Identificação do Problema;

2. Ambiente/Situação: descrição breve sobre o ambiente do problema, incluindo empresa e/ou setor;

3. Metodologia/técnica: o procedimento metodológico aplicado para resolver o problema;

4. Análise do resultado da melhoria: comparação da situação anterior e atual;

5. Considerações Finais.